Semana do Bebê na FPB

Semana do Bebê na FPB

A manhã de hoje foi de muito aprendizado para estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e profissionais da área da saúde do município de João Pessoa. A instituição recebeu hoje (25) o curso de Urgência e Emergência Pediátrica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde  (SMs), como parte das atividades de Comemoração da Semana do Bebê, que está acontecendo do dia 23 a 29 deste mês.

A abertura do curso contou com a presença da médica pediatra e diretora geral do Hospital Municipal do Valentina Figueiredo (HMV), Carmem Gadelha, do coordenador da área técnica de Saúde da Criança da SMS, Edgar Tito Neto, representantes do InterCement, do Instituto Camargo Corrêa, da coordenadora do curso de Nutrição, Bárbara Rocha, e do professor do curso de Enfermagem e coordenador do Grupo de Atendimento de Primeiros Socorros (Gaps) da FPB, Emanuel Almeida.

Na ocasião, a coordenadora do curso de Nutrição, Bárbara Rocha, evidenciou que o curvo vai promover a troca de informações, experiências, que possibilitam o engajamento maior e melhor dos profissionais da saúde que lidam diretamente com  crianças.

“Acredito que será muito proveitosos, porque vamos poder adquirir conhecimentos e convergir informações. Vamos aprender mais, pois acredito que um curso como esse vem para ensinar a todos nós, até mesmo quem já possui maior prática com os assuntos”, pontuou.

O curso foi ministrado das 8h às 12h, no laboratório de Enfermagem, para uso da simulação realística. Além disso,os  estudantes do curso de Nutrição também participaram de oficinas sobre Segurança Alimentar e Nutricional.

A abertura oficial da Semana do Bebê aconteceu ontem (24),  no auditório da Estação Cabo Branco. O evento é uma realização da SMS em parceria com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social do município, Instituto Intercement, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Unimed João Pessoa e o Conselho Regional de Nutrição da 6° Região.

Na cerimônia de abertura do evento, o secretario de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância da realização da Semana do Bebê. “É bastante importante, que além de tratar da primeira fase de vida da pessoa, também mobiliza diversas áreas da Prefeitura Municipal de João Pessoa, diversos segmentos da sociedade, organizações não governamentais e mexe com um indicador fundamental para a saúde pública, que é o índice de mortalidade infantil”, disse Adalberto

Sobre a Semana do Bebê:

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.  A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.  A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.

Lei Municipal:

A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do Município de João Pessoa a partir de uma lei municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente na Câmara de Vereadores da Capital.