Ações da Semana de Responsabilidade

Ações da Semana de Responsabilidade

25 / Setembro / 2018

Ação de sensibilização e prevenção ao suicídio, serviços de saúde para comunidade carente, intervenções culturais no Porto do Capim, limpeza das praias, oficinas de Gastronomia e Pedagogia para crianças com câncer são algumas das atividades que contemplam e estão ocorrendo, durante a Semana de Responsabilidade Social, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

O circuito de ações e intervenções sociais vai envolver mais de 15 atividades, contemplando diversas áreas, como: Nutrição, Enfermagem, educação Física, Arquitetura e Design de Interiores, Gastronomia, Pedagogia, Psicologia, Engenharia Ambiental, entre outras.

O mutirão de ações irá beneficiar comunidades como,  a “Beira da Linha”, localizada no bairro do Alto do Mateus, o Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE/FUNDAC), o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer do Estado da Paraíba, Sesquicentenário – Ernani Rodrigues de Carvalho Filho, as crianças do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Escola Municipal Maria Geny, no bairro de Tambiá, Praias das orlas de Tambaú e Cabo Branco, Instituto Vem Cuidar de Mim e outros locais de atuação da Semana de Responsabilidade Social.

As ações fazem parte do calendário anual de atividades da FPB, que, anualmente, recebe o selo “Instituição Socialmente Responsável”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O título certifica que a instituição participou da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e está devidamente engajada com o ensino responsável. Em 2017, a FPB reuniu mais de 300 estudantes nas atividades.

Do dia 17 ao dia 22, foram promovidas mostras culturais, ação de prevenção ao patrimônio histórico de João pessoa, com palestras e oficinas sobre preservação do espaço público, em parceria com o IPHAEP e os cursos de Arquitetura e Design de Interiores. A Escola Municipal Maria Geny foi contemplada com um novo espaço de convivência. Os cursos de Design e Arquitetura reformaram o espaço que servirá para socialização das crianças que estudam na escola. Mutirão educativo sobre noções de primeiros socorros, promovido aos alunos do Sesquicentenário, pelos cursos de Segurança no trabalho e Enfermagem.

Setembro Amarelo:

O setembro amarelo também foi mote para as ações, o curso de Psicologia promoveu um uma intervenção social de sensibilização e prevenção ao suicídio, em alusão ao ” Setembro Amarelo: por amor a vida”. A comunidade do bairro de Tambiá, os motoristas e pedestres que transitaram na Praça da Independência e sinais de trânsito, bem como as escolas do entorno receberam os alunos e professores do curso que palestraram e distribuíram materiais educativos alertando sobre a causa.

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humbero Lucena ( HETSHL) também foi beneficiado na Semana de Responsabilidade Social.  O curso de Fisioterapia fez a entrega de cadeiras de PVC funcionais, fabricadas para pacientes internos na UTI da unidade e saúde. Os jovens da Fundac participaram de palestras e oficinas sobre “Direitos da Criança e Adolescente”, ministrada pelo curso de Servi Social e sobre “Socioeducação na cidade de João Pessoa”, promovida pelo curso de Direito.

Próximas Intervenções (22 de setembro a 10 de outubro)

‘Limpeza das Praias” (22 de setembro, sábado):  A atividade, que  aconteceu na amanhã do sábado (22),  envolveu 25 pessoas, entre alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental, Computação e Pedagogia. P grupo realizou a marcação de duas áreas nas regiões das praias de Tambaú e Cabo Branco. Fizeram a coleta de lixos, obtendo amostras das praias e compararam com o material encontrado nas das áreas delimitadas. Para o professor Felipe Duarte, a ação teve como intuito fazer a identificação dos resíduos, coletar o lixo das prais e, desse modo, conscientizar a população com quem os alunos e professores tiveram contato, durante a ação.

“Festival Dia do Paraolímpico” (22 de setembro,sábado): O curso de Educação Física, em parceria do Comitê Paraolímpico Brasileiro-CPB, mobilizou 150 crianças e adolescentes do município de João Pessoa, com deficiência física, visual e intelectual, além de agregar crianças e adolescentes sem deficiência (comungando com a inclusão social). O evento aconteceu, das 8:30 as 12:00, na Villa Olímpica Paraíba, oferecendo 03 atividades paralímpicas de forma lúdica (goalball, bocha paralímpica e atletismo). Essa ação será realizada em 53 cidades no Brasil Todas as atividades serão divulgadas em rede nacional.

“Oficinas de Gastronomia e pedagogia para crianças com câncer” (Nova data a definir)): Os alunos dos cursos de Pedagogia e Gastronomia vão receber no campus da Faculdade Internacional da paraíba (FPB), das 15h às 17h30, cerca de 30 crianças no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer do Estado da Paraíba. As crianças vão participar de oficinas de origami e brownie.

“Doação de alimentos e brinquedos ao Instituto Vem Cuidar de Mim” (6 de outubro): Além das atividades programadas no mês de setembro, a Semana de Responsabilidade Social também contemplará o mês de outubro. Neste mês, os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis vão realizar uma visita ao Instituto Vem Cuidar de Mim.  Durante o mês de setembro, os alunos estão arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Instituto, dentro da semana comemorativa do dia das crianças.

‘Serviços de saúde gratuitos beneficiará a comunidade Beira da linha, no Alto do Mateus”(20 de outubro, sábado): Os alunos e  professores dos cursos de Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem vão se reunir e realizar uma intervenção social e ação de promoção a saúde, com a oferta de serviços gratuitos a população, como: