Atividades Design de Interiores

Atividades Design de Interiores

15 / Junho / 2016

No semestre 2016.2, os estudantes do curso de Design de Interiores realizaram uma série de visitas técnicas e eventos. As atividades tiveram como objetivo aproximar do discentes da realidade prática do cotidiano da profissão.Nas ocasiões, puderam visitar fábricas e empresas do segmento da Construção Civil e Arquitetura.Além das visitas técnicas, os alunos puderam participar de atividades culturais, como exposições e aulas de fotografias.

Os alunos segundo período realizaram uma visita técnica à fábrica ‘Oficina do Gesso’.A atividade  teve como  intenção  demonstrar  as diversas formas de trabalhar com gesso, não apenas em paredes ou teto, mas também com divisórias e outros elementos que compõem a ambientação de interiores.

Os alunos  desse período também puderam visitar a ‘Loja Rocha Compensados’ . Na oportunidade, puderam conferir  a exposição de ferragens e tipos de chapas de madeira, que podem ser utilizadas na fabricação de móveis para interiores. As duas visitas são frutos é fruto da   disciplina de Detalhamento de Mobiliário, ministrada pela  professora Anny Karinny Leal.

Outro momento marcante do semestre foi a “Aula foto”, palestra ministrada pelo fotógrafo Paulo Rossi, durante a disciplina de Expressão Gráfica, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Larissa Santos, para os estudantes do primeiro período. A palestra visou ensinar técnicas de enquadramento em fotografia, através da câmera do celular. Para isso, o convidado demonstrou formas de observação da arte e como a observação da natureza está ligada ao desenho à mão.

Paulo Rossi é paulistano de origem, radicado na cidade de João Pessoa, Paraíba, desde 2009. Graduado em Sociologia e Política pela FESP-SP,  em Estudos Sociais pela Université Catholique de Lyon, e mestre em Sociologia pela USP. Há mais de 20 anos atua como fotógrafo e professor de fotografia. Lecionou nos cursos livres de fotografia do SENAC-SP e, na mesma instituição, no curso de Bacharelado em Fotografia onde ministrou disciplinas técnicas e teóricas dentre as quais Sociologia, História da Fotografia na América Latina e Movimentos Estéticos da Fotografia.

Dando continuidade ao aprendizado da “Aula Foto”, os alunos do primeiro período também promoveram sua própria exposição de fotos, denominada  “Trabalho Hist” . As fotos são frutos  de um trabalho realizado na disciplina de História da Arte e do Design, da professora Ana Luzia Pita, para os alunos o primeiro período. O trabalho se chamou ” O que é arte para você?”

Outra exposição “hist ii” foi o trabalho final da disciplina de História da Arte e do Design. Os alunos realizaram exposições de artistas das épocas dos movimentos históricos. Houve a simulação de museus de arte e elaboração de quadros feitos na hora pelos alunos.

Os alunos também sentiram na pele as dificuldades e necessidades enfrentadas pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao utilizar o ambiente construído. A vivência foi   realizada na disciplina de Ergonomia e Acessibilidade, pela Larissa Santos, com os alunos do segundo período.

A tecnologia também está associada as atividades acadêmicas dos alunos do curso de Design de Interiores. O  “Blog TFP” foi criado pelos alunos do primeiro período durante a disciplina de Tecnologia na Formação Profissional, ministrada pela professora Roberta Albuquerque. O endereço do blog é http://designdeinterioresfpb.blogspot.com.br

As  visitas técnicas na área histórica em João Pessoa também foram real ziadas pelos alunos de Design de Interiores. Um dos pontos visitados foi o Complexo de São Francisco, no Centro, de João Pessoa. A intenção foi mostrar de perto os elementos do Barroco e outros períodos presentes no nosso Centro Histórico. A atividade envolveu as turmas do primeiro período manhã e noite, e das professoras Ana Luzia Pita e Gabriella Lima.