Conheça o SISU
 

Matéria

Conheça o SISU

23 / Janeiro / 2018

Com uma oferta de 239.601 vagas em universidades estaduais e federais, institutos federais e centros tecnológicos de educação, o  Sistema de Seleção Unificada (SISU)  2018/1 iniciou as inscrições nesta terça-feira (23) e as oportunidades são gratuitas.Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 da próxima sexta-feira (26).


Para ter acesso as oportunidades do Sisu é  preciso ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.  O edital da seleção exige nota superior a zero na redação para que a inscrição seja validada, mas algumas instituições adotam notas mínimas, para obter essa informação o candidato também precisará consultar o regulamento do curso que deseja ingressar.


Os estudantes que vão participar do Sisu podem escolher até duas opções de cursos para disputar. Será possível mudar a escolha até às 23h59 de sexta-feira. Com isso, o candidato pode selecionar a graduação para a qual sua nota permite a classificação.


Sobre Notas de Corte:


Os pontos mínimos necessários para o número de vagas e desempenho individual do candidato serão liberados a partir do segundo dia de inscrições. Elas mudam conforme a modalidade de participação (cotas ou ampla concorrência), número de inscritos para cada curso e quantidade de vagas oferecidas pela instituição.


Resultado:


O resultado do Sisu 2018 será publicado em 29 de janeiro. Esta será a única chamada regular realizada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo site. Os convocados (em primeira ou segunda opção) deverão se matricular entre o dia 30 seguinte e 7 de fevereiro.


O candidato inscrito no Sisu pode inscrever-se também no Prouni?


O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. No primeiro semestre de 2018, Sisu e Prouni adotam o Enem de 2017 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.


As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site do Sisu