Enade – FPB
 

Matéria

Enade – FPB

27 / Setembro / 2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm uma importância fundamental para a avaliação do curso universitário. Por meio do exame, o estudante tem a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão.


O exame avalia habilidades e competências, e não só a capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada, permitindo assim que o estudante revele que possui, além de informação, mas também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.


Por que é importante o aluno participar do Enade?


No âmbito institucional, o Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos. Quando a faculdade recebe uma boa nota no Enade, os alunos que nela estudaram são indiretamente beneficiados.   O estudante ao cursar em uma determinada IES, terá em seu histórico acadêmico o nome da instituição indelevelmente associado, o que poderá refletir de forma positiva ou negativa em sua vida profissional.


Quando será o Enade?


O Enade será aplicado no dia 25 de novembro e vai avaliar 27 áreas do conhecimento. A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. Além disso, o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.


Turmas concluintes e cursos que farão o Enade, este ano:


Alunos dos cursos de Graduação Bacharelado:


Administração


Ciências Contábeis


Publicidade e Propaganda


Direito


Psicologia


Serviço Social


Alunos dos cursos de Graduação Tecnólogo:


Design de Interiores


Gastronomia


Gestão Comercial


Recursos Humanos


Gestão Financeira


Gestão Pública


Logística e Marketing