Enchefs-PB na FPB

Enchefs-PB na FPB

21 / Julho / 2016

A etapa regional do Encontro de Chefs da Paraíba (Enchefs) vai acontecer no dia 11 de agosto, na cozinha pedagógica da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). O evento vai contar com uma banca avaliadora composta por gastrônomos, chefs e formadores de opinião. O concurso vai ser auditado pela jornalista gastrônoma e proprietária do site Gourmetidos, Ana Márcia Alves.

O Enchefs-PB está em sua primeira edição e tem como embaixadores os chefs Adeiltom Meira e Adriana Cook. O concurso gastronômico tem como finalidade escolher um cozinheiro ou chef de cozinha, através da elaboração de um prato com ingredientes da culinária regional. Na FPB, os participantes irão apresentar um prato regional que será avaliado pela banca que ainda sendo formada.

O vencedor ganha uma das três vagas para o Enchefs Nacional, evento que reúne grandes nomes da gastronomia nacional. Além disso, o vencedor terá também a oportunidade de concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã, representando o Estado da Paraíba. O Vencedor viaja para o evento nacional que esse ano acontece em Manaus, no Estado do Amazonas, onde se realizarão o Enchefs Brasil e o Prêmio Dólmã 2016.

“Neste caso, iremos selecionar cinco participantes, mas só haverá um vencedor do Enchefs PB.O vencedor irá concorrer com mais dois chefs que serão escolhidos por indicação dos internautas, pela Comissão do Prêmio Dólmã, e pelam embaixadora/vencedora do Prêmio Dolmã de 2015.Os três indicados irão a Manaus, acompanhados dos embaixadores do seu estado onde ocorrerá o grande Evento da Premiação”, explicou Adriana Cook, que é a embaixadora/vencedora do Prêmio Dolmã de 2015.

Adriana Cook é ex-aluna do curso de pós-graduação da FPB e vencedora do Dolmã 2015.Ela foi indicada pelos internautas juntamente com os chefs Janete  Maia (Casa do Bacalhau), João Gonçalves Neto (Gastrônomo, chef consultor). Para a chef a gastronomia vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo.

“É um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas. O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira”, complementou.

Sobre o Prêmio nacional Dólmã:

Foi idealizado pelo Gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013. A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.