Engenharia Ambiental na mídia

Engenharia Ambiental na mídia

4 / Julho / 2016

No último dia 29, o professor do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) foi entrevistado mais uma vez, para falar sobre a erosão da Falésia do Cabo Branco. A entrevista foi exibida no Jornal da Correio,exibido pela TV Correio (Afiliada da Rede Record, na Paraíba), no dia 28 de junho.

Segundo o professor da FPB, que   é graduado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (UFRN),  a subida do nível do mar é uma das várias causas que acelera o processo erosivo costeiro e pode permitir à costa retornar para um cenário semelhante ao fim da última glaciação, que ocorreu há aproximadamente 11.000 anos.

Para Williams Guimarães, no último século, o nível do mar subiu entre 10 e 20 cm, o que caracteriza cerca de 1 a 2 mm por ano. Embora se trate de um “ciclo natural”, a elevação dos últimos anos também está relacionada à expansão térmica dos oceanos, ocasionada pelo aquecimento global, e os impactos dessa elevação variam muito em função da configuração do tipo de cada costa.

Assista  a entrevista na íntegra: Reportagem