FPB CARREIRAS
 

Matéria

FPB CARREIRAS

8 / Outubro / 2020

Durante a quarentena, o FPB Carreiras inovou e lançou vários serviços para manter alunos e recém-formados atualizados, em um novo cenário profissional mais dinâmico e complexo. Sempre visando a preparação para o mercado de trabalho global, através de recursos, orientações, experiências internacionais e oportunidades para que possam gerenciar proativamente sua carreira, aumentado assim suas chances de obter um estágio e emprego.


Novo Portal de Carreiras: para um novo mercado de trabalho, novos recursos


O Portal de Carreiras é uma plataforma digital que permite a oferta e utilização dos serviços pelos alunos, egressos e empresas parceiras, onde e quando quiserem, de maneira on-line.


A ferramenta de Vagas e Oportunidades funciona através de algoritmos que combinam o perfil das vagas, currículos e perfil dos candidatos aumentando as chances de match com os recrutadores. Ao se inscrever, ainda é possível serem encontrados pelos RHs, aderindo ao Banco de Talentos.


Estudantes passaram a receber informações atualizadas sobre o mercado de trabalho no Blog de Conteúdos do Portal de Carreiras, e podem usufruir de ferramentas que potencializam suas chances de ingressar em uma nova atividade profissional. Um dos recursos mais utilizados até o momento é o Criador de Currículos, ferramenta que auxilia na confecção do currículo e carta de apresentação. Após fazer o upload do documento, ganham a revisão do currículo por especialistas.


O sistema também conta com agenda de eventos e um feed de notícias e conteúdos em parceria com empresas e é atualizado diariamente, totalizando mais de 500 eventos disponibilizados em 2020.


Outro recurso é a Simulação de Entrevista, que desmistifica as temidas entrevistas dos processos seletivos para aqueles que buscam se inserir no mercado de trabalho. Nesta opção, o aluno simula ser entrevistado por profissionais de RHs de grandes empresas, como PepsiCo, Nestlé, Grupo Movile, KPMG, e recebe, no mesmo momento, feedbacks indicando o que a empresa procura avaliar em cada pergunta.


Webinars e programas a distância


Para formar profissionais capazes de atender às demandas de um mercado de trabalho globalizado, oferecemos diversos tipos de eventos para viabilizar a troca de conhecimento e a convivência com jovens com especialistas.


Contamos com uma agenda semanal, com temáticas fixas, e alteramos os conteúdos ou serviços que serão abordado com base nas pesquisas com os jovens. Neste contexto, criamos 4 produtos:


  • #SELIGA – o novo formato virtual da Roda de Conversa! Uma série de webinars sobre o Futuro do trabalho: diversidade e inclusão. Uma parceria com o EAD.br, NAP e Carreiras.
  • #NaPratica com o Carreiras! Uma série de webinars para contar o caminho para o crescimento profissional de estudantes e recém-formados.
  • #INSPIRE-SE – grandes executivos compartilham informações sobre mercado e falam sobre a construção de suas carreiras.
  • #Maratonas – convidamos especialistas e empreendedores, por meio de sessões ao vivo e gratuitas de 1 hora, para dar dicas e informações que serão essenciais para sua carreira.

Com foco no aprimoramento de habilidades, nossos estudantes também participam de webinars ao vivo sobre temas como mindfulness, pitch, gestão das emoções, gestão do tempo, diversidade e empreendedorismo e muitos outros assuntos são abordados que, para mais do que promover conhecimento, também ofereceram certificados de horas complementares aos participantes.


Para ajudar a dar os primeiros passos no mundo da educação financeira e em parceria com a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), oferecemos dois cursos a distância do programa de educação financeira “Como Investir em Você”. Os estudantes ganharam até 80 créditos válidos como atividades complementares e a possibilidade de tirarem a Certificação CPA-10, destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.


Fechamos também uma parceria com o projeto “Vamos Subir” e oferecemos lives ao vivo com importantes profissionais de empresas como Ambev, Schneider Electric, Magazine Luiza e SAS.


Internacionalização de carreira é constante


Mesmo com programas de intercâmbio temporariamente suspensos em virtude do isolamento social provocado pela pandemia de Coronavírus, as atividades de internacionalização de carreira continuaram.


Para conectar estudantes e professores de outros países sem sair da sala, oferecemos as Aulas Espelho. Nessa ocasião foram realizadas transmissões simultâneas de aulas com a Universidad del Valle de México para ampliarem sua visão de mundo, além de desenvolver um novo idioma.


Entendemos que viajar não é a única maneira de ter uma vivência internacional, por isso oferecemos palestras para aproximar e incentivar a busca de vivências além de suas fronteiras (mesmo que de maneira virtual). Além disso, no ambiente virtual Blackboard, oferecemos diversos conteúdos internacionais em vários idiomas para aqueles que desejavam desenvolver esta habilidade para suas carreiras.


A edição 2020 os Programa de Bolsas em parceria com o Banco Santander, ofereceram aos alunos do cursos de Graduação (bacharelado ou tecnológico, presencial ou semipresencial) bolsas financeiras para apoiar no pagamento de suas mensalidades.


Esses são alguns dos esforços que empreendemos para engajar toda a nossa comunidade de estudantes, docentes e colaboradores em nossa missão de “Transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade”.


Vem com a gente conhecer um mundo de oportunidades! #VemProCarreiras


Sobre o Carreiras


O Carreiras conta com o Portal de Carreiras, uma plataforma digital que permite a oferta e utilização dos serviços pelos alunos, egressos e empresas parceiras, onde e quando quiserem, de maneira on-line. Podendo ser acessado por Estudantes, Egressos, Professores e Empresas.


Contato[email protected]