II Concurso de Macarrão

II Concurso de Macarrão

16 / Junho / 2022

O II Concurso de Ponte de Macarrão da FPB, ocorrido no dia 20 de maio, durante a Semana de Integração e Atualização Profissional (SIAP) das Escolas de Engenharias, da Faculdade internacional da Paraíba (FPB), teve por objetivo principal possibilitar aos acadêmicos a simulação dos projetos e execução de uma estrutura que será requerida como competência profissional. A equipes construíram pontes de macarrão, do tipo espaguete e com ajuda de cola.

Um dos critérios estabelecidos no edital, fazia referência ao peso que as estruturas desenvolvidas poderiam suportar, enquanto capacidade. As pontes deveriam ser capazes de vencer um vão livre de 100 centímetros (cm), com peso máximo de 1000 gramas (g). A atividade mobilizou os estudantes dos cursos de Arquitetura, Construção de Edifícios e Engenharia Civil.

As equipes de construção de edifícios e de engenharia civil competiram pela maior carga que a ponte conseguiria suportar, cujas campeãs foram:

• No curso de engenharia civil foi a Equipe Fortaleza, cujo ponte suportou 61kg, formada pelos estudantes do 5º período cujos nomes são: Enaldo Gomes, Helder Carlos, Josenir Magalhães e Suelito Ferreira.

• No curso de construção de edifícios foi a Equipe Balança mais não caí, cujo ponte suportou 51kg, formada pelos estudantes do 3º período cujos nomes são: Gugman Costa, José Bastos, Renan Rodrigues e Stefany Martins.

A organização e teste de carga das pontes das Equipes dos Cursos de Construção Civil e Engenharia Civil ficou sob a responsabilidade do professor de estruturas Luiz Cipriano, juntamente com os professores: Arnaldo Almeida, Carlos Carvalho, Edson Thó, Francinaldo Nascimento, Kelen Crivelaro e os técnicos: Bruno Veras e Gustavo Lima, supervisionados pela Coordenadora Rosana Mergulhão.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil e Construção de Edifícios, Rosana Mergulhão, ressaltou que, para o curso de Arquitetura, este concurso teve como objetivo trabalhar a estética, estimular a criatividade e associar os conceitos estruturais, explorando assim o trabalho em equipe e a competitividade dos nossos alunos.

“Na arquitetura os critérios de julgamentos avaliaram a técnica adotada, a inspiração, a composição plástica, a repetição dos elementos, a estabilidade, a manufatura dos elementos e os apoios, formatos e complexidade do elemento apresentado.”, explicou a participação dos alunos do curso de Arquitetura no concurso.

A mesa julgadora foi composta pelas Professoras Jussara Bioca, Grabriella Lima e Valéria Maia com Supervisão Geral do Professor Dimitri C. Castor, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FPB.

A campeã do Curso de Arquitetura e Urbanismo foi a Equipe AMH Arquitetura, cuja ponte intitulava-se ‘O Passo da Lagarta’. Era formada pelos estudantes do 5º período cujos nomes são: Aluízio Souza, José Marcos e Henrique Souza