Jogos Escolares da Juventude

Jogos Escolares da Juventude

15 / Junho / 2022

Os estudantes dos cursos de Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) vão poder participar da organização e execução dos Jogos Escolares da Juventude.  A cidade de João Pessoa será a capital nacional do esporte escolar  e sediará as duas fases do jogos.  A primeira etapa (12 a 14 anos) acontecerá entre 20 e 29 de setembro. Já a segunda etapa, para atletas de 15 a 17 anos, será realizada de 10 a 19 de novembro. Na noite de ontem (17) e na manhã de hoje (18), os alunos receberam a visita, em sala de aula, do  Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Governo do Estado da Paraíba. A visita do COB também contou com a presença do representante da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, Ricardo Ambrósio. Ao terminar o diálogo com os alunos, o comitê se reuniu com os diretores geral e acadêmico da instituição, Clay Mattozo e Silvio Rossi. Além do coordenador do curso de Educação Física, Theodan Stephenson.

Em bate-papo com os estudantes, a atleta Paula Hernadez, ex-jogadora de vôlei que defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, membro do COB, e coordenara do programa de voluntários de diversas competições esportivas patrocinadas pela entidade, fez questão de evidenciar a importância e objetivos do jogos escolares.

“Ao levar o esporte ao público estudantil temos como objetivo fortalecer o esporte ma escola, estimular o crescimento da prática esportiva, promover a transformação social através da prática esportiva e também difundir os valores olímpicos, baseados na excelência, amizade e respeito”, pontuo Paula Hernandez.

Hernandez, ainda, destacou que a cidade de João Pessoa é a melhor para se trazer e fazer os jogos. Enalteceu nossa estrutura hoteleira, esportiva e disposição dos pessoenses. Com a realização das duas etapas, João Pessoa passa a ser a cidade que mais vezes terá recebido os Jogos Escolares da Juventude. A capital paraibana será a sede do evento pela sexta vez, ultrapassando Poços de Caldas (MG), anfitriã da competição em cinco ocasiões.

Durante a conversa, a atleta explicou como funciona o projeto, relatou experiências de sucesso de ex-voluntários e exibiu filmes sobre a competição. Ao término da explanação, o COB distribuiu fichas de inscrição para os estudantes que demonstraram interesse em participar dos Jogos Escolares, como voluntários. Esse foi o caso Sávio Lucas, 18 anos,  o aluno do primeiro período do curso de Biomedicina, entusiasmado pelas palavras da Paula Hernandez,  resolveu buscar novas experiências.

“Gosto muito de ajudar, de ser útil em alguma atividade.Além disso, gosto bastante de esporte e até já pratiquei handebol”, relatou o estudante.

Já a  aluna de Educação Física, 19 anos, Keila Ferreira, apesar de não ter muita afinidade com o esporte, também não perdeu a oportunidade de se tornar voluntária do projeto. Para ela, participar de um evento como os Jogos Escolares da Juventude pode ser uma porta aberta para oportunidades no mercado de trabalho.

“Acredito que pode ser uma oportunidade para enriquecer meu currículo, desenvolver ainda mais minhas habilidades, tanto no campo profissional como no âmbito pessoal. Gosto de esporte, porém não pratico nenhum, mas acredito que isso não será empecilho. A vontade de ajudar é maior”, comentou Keila Ferreira, aluna do primeiro período do curso.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil.