Mulheres na Engenharia

Mulheres na Engenharia

No último dia 9 de março, as estudantes e professoras do curso de Engenharia Civil da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) participaram de um evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizado no auditório da instituição. O evento abordou a temática “Mulheres nas Engenharias: um futuro de grandes conquistas”,  e  promoveu o debate e espaço para relatos acerca das conquistas e desafios enfrentados por mulheres de destaque em suas funções.

A primeira parte do evento consistiu na exposição da engenheira civil  Simone Guimarães, a primeira mulher a exercer o cargo de diretora técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN), secretaria indireta do Governo do Estado onde, atualmente, desempenha o cargo de superintendente.

A segunda palestra, por sua vez,  foi proferida pela engenheira civil Juliana Feitosa, primeira mulher a ocupar a função de diretoria no Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon), instituição onde é responsável pela área de materiais e tecnologia.

Já a terceira palestra foi ministrada pela engenheira civil Maria Lúcia Tavares, diretora da empresa Absoluta Inteligência Construtiva, atualmente coordena a execução do mais alto condomínio do Nordeste, obra com 55 pavimentos considerado como um edifício inovador, pelas novas tecnologias e pelos profissionais na área tecnológica que estão envolvidos em seus projetos.

O evento foi finalizado com a  explanação da engenheira de produção Adriana Simões, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e  consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senais/PB). No Senai a palestrante vem executando projetos de melhorias de empresas no Estado da Paraíba, nas áreas de custos da produção, planejamento e controle da produção e planejamento das instalações industriais.

Na ocasião, após as palestras, a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FPB, Rosana Mergulhão, agradeceu as palavras das engenheiras convidadas e ressaltou a grande contribuição que farão na formação dos  estudantes.

“Desejei que, cada vez, possamos ver no futuro mais e mais mulheres alcançando grandes conquistas em suas carreiras profissionais”, finalizou Rosana Mergulhão.