O aluno como protagonista do ensino

O aluno como protagonista do ensino

Qual seu intuito ao se formar em um curso superior? Para quem pensa em atuar em uma profissão, a resposta mais comum é: “conseguir ingressar no mercado de trabalho”. A instituição que pensa em levar um ensino prático e útil, que será de fato usado na vida profissional do aluno, se torna um importante diferencial para formação dos estudantes que estão preocupados no seu ingresso seguro na profissão. É nessa questão que a Metodologia Ativa toma seu espaço no modelo de ensino.

As aulas oferecidas no ensino conteudista – aquelas em que o professor apenas passa o conteúdo para os alunos – não são adotadas pela Instituição. Em um processo de atualização pedagógica, a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) implantou em 2017 um modelo de aula totalmente focado em levar o aluno para atuar na vida profissional, através do Programa de Qualidade Acadêmica EduAction.

Afinal, o que é a Metodologia Ativa?

Horas em frente ao professor e a uma lousa cheia de conteúdo vêm causando aflição em estudantes desde o Ensino Básico. Ao chegar ao Ensino Superior, eis que surge uma forma mais eficaz para aprender e que aumenta em mais de 90% a aprendizagem. Isso seria um sonho? Não! Nessa metodologia o aluno é o centro do todo o processo e, ao invés de reter o conteúdo, ele é quem gera, seja por abordagens práticas ou de resolução de problemas.

O professor passar a ser um estimulador e coloca o aluno em contato com os agentes que serão fundamentais para o seu processo de aprendizado. Dividida em tópicos, cada aula tem seu começo, meio e fim. De início, o professor expõe o conteúdo para os alunos e explica quais competências serão necessárias a serem adquiridas na aula, que terão reflexo no seu futuro profissional. Depois disso, o desafio é lançado: desenvolver uma atividade na prática. A conclusão vem com o feedback de ambas as partes, com relatos do que foi aprendido.

Benefícios

Os alunos são os beneficiados com esse modelo de ensino, que usa a metodologia ativa como meio de provocar o aluno a gerar o seu protagonismo no processo de aprendizagem. “Na prática de sala de aula, o professor deixa de priorizar a transmissão de conteúdo e passa a ter como ponto de partida em suas disciplinas: quais competências ele precisa desenvolver nos alunos para o mercado de trabalho. Através do EduAction, a FPB promove uma formação para o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o aluno se diferenciar na sua profissão”, explica Priscilla Silveira, coordenadora pedagógica e de inovação acadêmica da FPB.

Exemplos na prática

Os alunos do curso de Administração da 2a série fazem pesquisas com empreendedores dos arredores da Faculdade a fim de analisar na prática a legislação empresarial:

Alunos do curso de Nutrição, 6a série, participam de prática simulada a fim de aprender as habilidades necessárias para avaliar o estado nutricional de adultos e idosos:

Alunos de diferentes cursos de Engenharias participam de game em sala de aula onde os grupos respondem a situações problemas que envolvem a cinemática e dinâmica aplicados na profissão: