Pesquisa de Psicologia
 

Matéria

Pesquisa de Psicologia

16 / Junho / 2022

O suicídio não dever ser tratado apenas como um transtorno psíquico, mas, também como um problema que começa de forma simples, sem suspeita e por ideias relacionadas a morte e sobre a desesperança de si mesmo. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada com jovens paraibanos, pelo psicólogo social Nilton Formiga, também professor dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities.


Titulado “Pensamento e ideação suicida em jovens paraibanos: uma explicação psicossociológica”, o estudo teve como objetivo avaliar a diferença e a correlação entre ideação e pensamento suicida, bem como, quais variáveis psicológicas influenciam esse fenômeno.


Segundo a Organização mundial da saúde (OMS), anualmente, cerca de um milhão de pessoas cometem suicídio no mundo e aproximadamente 10 a 20 milhões tentam o suicídio. O suicídio está entre as dez principais causas de morte em todo o mundo e entre as três principais em jovens com idade entre 15 e 34 anos. O Brasil apresenta em média 4 a 6 óbitos por suicídio em 100.000 habitantes; 9.000 pessoas se suicidam por ano.


Para Nilton Formiga, durante o estudo foi possível observar que o bem-estar subjetivo, ou seja, a concepção sobre a vida a respeito da felicidade, satisfação, afetos positivos ou negativos e até mesmo sobre o estado de espírito, e a auto-estima referem-se à percepção positiva ou autodepreciativa sobre si mesmo


“Por exemplo, a insatisfação pessoal, rejeição e repúdio pessoal. Esses fatores influenciam nos sentimentos e julgamentos sobre as suas próprias capacidades e correlacionaram positivamente com o pensamento e ideação suicida”, comentou.


Campanha Nacional no mês de Setembro


Em todo o País, está sendo realizada, neste mês, a campanha Setembro Amarelo.A ação acontece em todo o País e já ganhou a adesão de várias cidades. Inúmeros monumentos ganharam iluminação amarela para chamar a atenção da população para o tema e sua prevenção.