Pontes de macarrão

Pontes de macarrão

28 / Abril / 2016

A II Competição de Pontes de Macarrão das Escolas de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura tem como objetivo projetar sistemas estruturais simples e estimular a criatividade, explorando trabalho em equipe e competitividade, no âmbito dos cursos de engenharia civil e construção de edifícios. Além disso, visa  trabalhar estética e estimular a criatividade, explorando trabalho em equipe e competitividade, no âmbito do curso de arquitetura e urbanismo.

A atividade voltada para os estudantes dos cursos de engenharia civil e construção de edifícios é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado nas normas do edital. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 1000 g. Para essa modalidade compete-se pela capacidade de carga.

Por sua vez, a tarefa proposta para os estudantes de arquitetura e urbanismo é a construção de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado neste Edital. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 1000 g. A competição será focada na beleza da ponte, segundo normas do edital.

Critérios

O trabalho deverá ser realizado em grupos formados por acadêmicos de Engenharia Civil, Tecnólogo da Construção de Edifícios e Arquitetura, regularmente matriculados no ano vigente do concurso, com o número máximo de quatro integrantes, de um mesmo curso.

Sobre a Edição  2015 do concurso:

A atividade  reuniu 3 grupos da turma do turno manhã e 10 grupos da turma da noite do curso de Engenharia Civil. O concurso teve como objetivo estimular os alunos a pensar os conhecimentos estruturais além dos que eles encontram na teoria e nos livros. A atividade é fruto da programação acadêmica da disciplina de estabilidade das construções e resistência do materiais, ministrada pelo professor José Luciano Souza de Andrade.