Recertificação BCorp

Recertificação BCorp

16 / Junho / 2022

A Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) foi recertificada em janeiro deste ano como uma Empresa B Certificada® (B CorpTM) pelo B Lab®, organização global sem fins lucrativos, como parte da recertificação B CorpTM da Laureate Education, Inc. Após uma avaliação rigorosa, a FPB alcançou uma pontuação final de 115 pontos, 16 pontos acima do total de 2015.

A geração de emprego, a ampliação de ações voluntárias, o aumento no percentual das pessoas treinadas, além da abertura e destaque no número de mulheres no quadro de colaboradores foram algumas das ações que impactaram positivamente e contribuíram para a elevação da pontuação.  Estas iniciativas estão alinhadas à missão da FPB, que também tem como alvo o comprometimento social e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, é possível visualizar este crescimento por meio dos eventos e projetos sociais, a exemplo do Construindo Sonhos, Contabilizando Sorrisos, os eventos de Gestão Pública, Dia da Responsabilidade Social e demais.

Por sua vez, a FPB ainda desenvolve atividades que visam a preservação do meio ambiente. Nesse âmbito, foram estabelecidos processos de controle, descarte e destinação correta para os resíduos eletrônicos, bem como a implantação de procedimentos apropriados para o manuseio e armazenamento de produtos químicos. Na esfera operacional e visando associar o conceito de sustentabilidade ao mercado local, a instituição firmou contratos e compras de materiais estratégicos, priorizando os fornecedores locais com o intuito de fomentar o crescimento econômico da região.

Para o reitor da FPB, professor Gedson Nunes, a recertificação consolida os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela instituição e que impactam positivamente na sociedade.  “A FPB tem como missão preparar profissionais com sólida formação humanística e técnico-científica, conscientes do seu papel social e comprometidos com o exercício da cidadania plena. Evidenciamos o compromisso social como um dos pilares que norteiam nossos projetos e ações voltadas à comunidade. Usamos nossa estrutura e capital humano também em benefício da sociedade, seja por meio da atuação dos nossos estudantes nos campos de estágios, das atividades oferecidas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, das orientações contábeis promovidas pelos Plantões de Imposto de Renda, bem como dos atendimentos do Centro Integrado da Saúde, e de outros tantos serviços oferecidos a favor da comunidade”, pontua.

“Estimular o impacto social e econômico é a essência do nosso negócio”, afirma o CEO da Laureate, Eilif Serck-Hanssen. “Da nossa missão Here for Good de estar aqui para o bem e para sempre, à nossa sólida qualidade acadêmica e histórico de empregabilidade positivo para nossos graduados, demonstramos nosso compromisso em beneficiar a sociedade. Acreditamos que é possível transformar a vida das pessoas por meio da educação e ter um impacto duradouro nas comunidades que servimos.”

A FPB completou a avaliação B CorpTM como parte da rede Laureate, líder global em ensino superior. A Laureate Education e as instituições de ensino da rede são as maiores B CorpTM do mundo. Além disso, a Laureate é a maior organização multinacional a ter todas as subsidiárias certificadas, sendo a primeira empresa de educação superior a ser certificada no Adendo de Educação Superior do B Lab®, a parcela de avaliação específica para instituições de ensino superior com foco no impacto em seus estudantes.

“Nosso objetivo com o B Lab® desde a sua criação foi desenvolver um movimento global de pessoas usando os negócios como uma força para o bem e o compromisso da Laureate com esta missão ao longo dos anos tem sido notável”, ressalta o co-fundador do B Lab®, Jay Coen Gilbert. “Eles continuam a promover o impacto em nível educacional, econômico e social, por isso seus esforços em todo o mundo mostram que empresas de todos os portes podem fazer o mesmo.”

A FPB se tornou uma Empresa B Certificada® em dezembro de 2015. Atualmente, há mais de 2.300 empresas certificadas B CorpTM em todo o mundo, incluindo Ben & Jerry’s, Warby Parker, Patagonia e Natura. Em outubro de 2015, a Laureate também se tornou uma Corporação de Benefício Público (PBC, sigla em inglês), nos EUA, uma classe relativamente nova de organizações que são obrigadas por lei a criar um benefício público geral por meio de um impacto material e positivo na sociedade. Aproximadamente 5.000 empresas estão legalmente registradas como PBCs e junto à Laureate na comunidade PBC estão a Patagonia e a DanoneWave, entre outras.