SIAP de Engenharias

SIAP de Engenharias

15 / Junho / 2022

A Escola de Engenharias, Arquitetura e Tecnologias  da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) está realizando a Semana de Integração e Atualização Profissional (SIAP). O evento começou na manhã da última quarta-feira (18) e contou com uma mesa redonda, composta pelos professores Gláucio Barbosa, Giuseppe Cavalcanti e Marco Aurélio. A discussão foi em trono das cidades sustentáveis energias sustentáveis. A abertura do evento também foi marcada pela presença  do superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sedema), João Machado, com a palestra “Os desafios ambientais da Paraíba com uma bela apresentação”.

Durante a manhã da quarta-feira (18), os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação e Ciências da Computação participaram da palestra com o  presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Percival Henriques.

A abertura oficial aconteceu no auditório do Colégio Lourdinas, também na noite da quarta-feira (18), e contou com a presença do  engenheiro eletricista e secretário executivo de Energia e do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo (PAC) do Estado da Paraíba, Robson Barbosa.O assunto da palestra foi acerca da ‘Energia Renovável: um olhar para o Futuro’.

O primeiro dia da SIAP da Escola de Engenharias também foi marcado  por palestras e exposições no turno da noite. As atividades começaram a partir das 19h, no auditório e salas da instituição.

Palestras, oficinas e exposições são algumas das atividades que foram realizadas no segundo dia do evento, distribuídas durante os três turnos. Pela manhã, os alunos participaram de palestras sobre os mais diversos assuntos relacionados aos segmentos da Engenharia e Arquitetura. No Centro de Convivência, os estudantes também puderam conhecer os vários tipos de tijolos produzidos pela indústria de cerâmica vermelha da Cincera. No turno da tarde, outras exposições foram montadas, de cimento e argamassa.

À noite, os estudantes de arquitetura participaram de oficina de decoração e interiores por Glauber Costa. Teve ainda, palestra sobre o Patrimônio Histórico, com a arquiteta Márcia Barreiros. Já no curso de TI e Ciências da Computação, a palestra do consultor Gilberto Benigno foi a atração principal do segundo dia da SIAP. A temática discutida foi o Empreendedorismo Digital.

O evento encerrou com o II Concurso Ponte de Macarrão, destinado aos estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Construção de Edifícios. A atividade  aconteceu no estacionamento da faculdade e reuniu estudantes da área e dos demais cursos. Ao todo foram mais de 20 atividades, distribuídas  nos três dias de evento, envolvendo todos os cursos da Escola de Engenharias, Arquitetura e Tecnologias.

Participações importantes: Na programação de atividades do curso de Engenharia Civil, participaram importantes empresas do segmento da construção do Civil do Estado.

“Consideradas formadores de opinião, os palestrantes dessas empresas elogiaram o evento e ficaram surpresos com a estrutura da faculdade, de tal forma a se colocarem disponíveis para parcerias na realização de visitas técnicas, cursos, etc”, pontuou Rosana Mergulhão, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Construção de Edifícios.

Seguem as empresas que participaram da SIAP, com seus representantes e palestranres.

• Rosana Lenz – SH Formas – fornecimento de formas para concreto no Brasil.
  • Wilson Cartaxo – Concresolo & Copesolo – projeto e execução de fundações.
  • Antônio Nereu – TECNCON – cálculo estrutural e controle tecnológico do concreto.
  • Francisco Brasileiro – IBAPE – PB – Instituto Brasileiro de Avaliação, perícia e engenharia da Paraíba.
  • Denys Sampaio – GERDAU S.A. – produtor de aço no brasil.
  • Exposição – Grupo Elizabeth – produtor de cimento, pisos, etc.
  • Exposição – CINCERA – produtora de cerâmica vermelha
  • Exposição – POLIMASSA – produtora de argamassa

Confira como foi a programação do evento: SIAP – Escola das Engenharias%2c Arquitetura e Tecnologias – 2016- (1)