VI Ação Social na Comunidade

VI Ação Social na Comunidade

15 / Junho / 2022

A VI Ação Social na Comunidade realizou 224 atendimentos no bairro de Camboinha II, localizado no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. Os atendimentos oferecidos no último dia 14 (sábado) foram realizados na sede da Organização Não-Governamental (ONG) Espaço Cidadão – Família em ação e contemplaram mais de 10 áreas de atuação, desde os serviços de saúde às brincadeiras recreativas realizadas para as crianças da comunidade.

A ação social na comunidade é um evento que acontece todos os anos e faz parte do calendário acadêmico dos estudantes do curso de Gestão Pública e também de outros cursos, como o curso de Direito. A atividade também é apoiada pela Coordenação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Capex) da faculdade. Ao todo, participaram 51 voluntários estudantes e cinco voluntários docentes.

“Atividades como esta proporcionam uma formação e valorização da cidadania, estimulando a igualdade social e contribuindo com a melhoria das condições de vida das pessoas que fazem parte dessa comunidade. Além disso, dá oportunidade ao discente de aplicar os conhecimentos teóricos na prática”., frisou Waléria Lima, coordenadora da Capex, professora do curso de Gestão Pública e responsável pelo projeto.

As pessoas que passaram pelo local durante a manhã do sábado puderam realizar exames rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), verificação do nível de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e  receber orientações sobre prevenção do H1N1.

Quem aproveitou para cuidar da beleza também teve a oportunidade de cortar o cabelo gratuitamente. As crianças também tiveram várias atividades voltadas para elas, como a escovação de dentes orientada, atividades recreativas, distribuição de pipoca e sucos. Um espaço também foi montado para a gastronomia  com oficinas. No âmbito jurídico, a comunidade também teve acesso à orientações sobre o Bolsa Família e sobre Direito de Consumidor.