A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, vem desenvolvendo, sistematicamente, processos de avaliação interna, com vistas ao aperfeiçoamento da sua gestão, bem como dos cursos, programas e projetos que desenvolve, com foco na satisfação de toda comunidade acadêmica.Para prestar um serviço socioeducacional de qualidade, a FPB adota como política gestora uma atividade de autoavaliação. A Instituição compreende que, através da análise crítica dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à externa, pode-se progredir nos procedimentos adotados, proporcionando melhorias contínuas em todas as dimensões de análise e elevando a qualidade do ensino.Com a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), nos termos da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional é redimensionada, focalizando dez dimensões abordadas na referida lei e centradas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA/FPB), criada pela portaria 39/2004.A CPA, conforme seus documentos normativos próprios, conduz a avaliação interna, de modo que, ao final de cada etapa prevista no Projeto de Autoavaliação Institucional, haja um conjunto de dados relevantes à tomada de decisões que resultem em transformações, aperfeiçoamentos e superação de fragilidades constatadas. Na imagem abaixo é possível visualizar no diagramatodas as etapas do processo de Autoavaliação.
Figura 1 – Diagrama do Processo de Autoavaliação
REPRESENTANTES DA CPA:
A Comissão Própria de Avaliação - CPA da FPB é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, como docentes, discentes e técnicos-administrativos, além de representantes da sociedade civil organizada, sem vínculos empregatícios com a FPB.Cada segmento possui três representantes, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos, garantindo paridade aos membros.
Coordenação
Débora Conceição da Silva Amaral
Representantes do Segmento Docente
Nayara Toscano de brito Correia
Renata Aquino Torres
Rodrigo Luis Targino Dutra
Representantes do Segmento Discentes
Anna Valéria França de Melo
Israel Balbino da Silva Júnior
Raphael Ramo Venâncio Correia
Representantes do Segmento Técnico-Administrativo
Felipe Pontes Gonçalves
Priscila Araújo da Silva
Maria Isabel Lages Machado
Representantes do Segmento da Sociedade Civil Organizada
Andrea V G Bezerra
Andrea Cruz Fonseca
Marcelo Lima Cabral
OBJETIVOS E COMPROMISSO:
O processo implantado na FPB com a CPA é uma atividade que foge do caráter meramente diagnóstico, contribuindo para a aceleração de mudanças institucionais apontadas, a partir da manifestação dos segmentos que compõem a IES. Isso assegura o seu perfil formativo em função do compromisso coletivo de se construir uma Instituição cada vez melhor. Assim, constituem-se como objetivos da CPA:
Avaliar a eficácia e efetividade acadêmica e social das ações educacionais desenvolvidas;
Manter-se em sintonia com a Política Nacional de Avaliação da Educação Superior;
Subsidiar o planejamento da gestão acadêmica e administrativa e, ao mesmo tempo, prestar contas à sociedade sobre a qualidade dos serviços educacionais.
A Comissão Própria de Avaliação é responsável por conduzir as avaliações internas e acompanhar as avaliações externas e todos os processos de Avaliação Institucional da IES, tendo como compromisso:
Engajar a Comunidade Acadêmica em todas as pesquisas;
Contribuir com ações para promoção da satisfação discente;
Acompanhar os indicadores de qualidade de cada curso, modalidade, setor, etc.
SENSIBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO
A sensibilização dos envolvidos é realizada semestralmente. Ao longo dos anos os processos de sensibilização são realizados contando com a produção de material de comunicação (Criação de artes, posts nas redes sociais institucionais, elaboração de cards com links de pesquisa, e-mails marketing
direcionados a toda a comunidade participante, mensagens de texto SMS, articulação com diretores, gerentes, coordenadores de curso e professores). Utilizaram-se, prioritariamente, recursos eletrônicos em todos os portais de acesso de alunos, professores e corpo técnico administrativo. A equipe de
sensibilização é formada por estudantes, professores e funcionários e tem como objetivo chamar atenção dos segmentos em um período específico da importância de se realizar a autoavaliação com consciência.
O processo de sensibilização é realizado, costumeiramente, semanas antes da aplicação dos questionários, tendo em vista a conscientização da comunidade interna a respeito do ato de avaliar, sendo, por isso, uma das etapas mais importantes do ciclo avaliativo gerenciado pela CPA. Para tanto, os membros da comissão e voluntários se mobilizam a instruir os seus pares sobre meandros do processo: como acessar a pesquisa, prazos, tópicos em avaliação, relatórios, resultados e prestação de contas sobre ações realizadas em função dos resultados.
Nas proximidades dos períodos de autoavaliação (dos principais segmentos internos: Docentes, Discentes e corpo técnico-administrativo), o site da FPB coloca os informativos, alertando não só o período da avaliação, como também a importância dela para o desenvolvimento Institucional. Trata-se
de um período de suma representatividade e ativismo, uma vez que é em cima das indicações de quem avalia, que a CPA sinaliza e encaminha aos dirigentes responsáveis que geram as transformações.
Além de todas as etapas já citadas, a sensibilização também ocorre por meio da socialização dos resultados e das ações de melhorias mediante o slogan: “Você pediu, a CPA ouviu e a FPB fez”.
Na FPB, você encontra cursos reconhecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovados pelo MEC, com abordagem diversificada entre os conteúdos, uma visão profissional e amplificada da realidade.