Saiba tudo sobre Enem: tudo o que você precisa saber
São milhões de alunos do Ensino Médio que realizam o Enem anualmente. Se você está entre eles, vale conhecer mais informações sobre o exame e receber dicas para garantir uma boa preparação.
Confira nossas dicas, a seguir, adapte à sua realidade e monte a melhor rotina de estudos para arrasar no Enem!
O que é o Enem?
O Enem ou Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998. No início, o exame tinha como objetivo avaliar o desempenho dos alunos de escolas públicas e privadas de Ensino Médio de todo o Brasil.
Hoje, a prova é bem mais do que isso. Ela serve também como forma de ingresso a instituições de ensino superior e participação em programas do Governo. Assim, por meio do Enem, é possível participar de programas como o Sisu, o financiamento estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
A prova passou por uma série de mudanças ao longo dos anos. Essas transformações foram estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também pelo Ministério da Educação (Mec).
São cerca de 5 milhões de inscritos por ano e o recorde no número aconteceu em 2014. Nesse ano, foram mais 8,7 milhões de pessoas a concluírem as inscrições. Continue a leitura para saber mais sobre as regras do Enem.
Os benefícios de fazer o Enem
Considerado o “maior vestibular do país”, o Enem oferece diversas facilidades para quem realiza a prova. Vem descobrir quais são essas facilidades!
1. Enem e Sisu
O Sisu foi criado pelo MEC com o objetivo de facilitar o acesso às vagas em instituições de ensino superior públicas. Combinado ao Enem, ele possibilita que o estudante realize sua inscrição para vagas em instituições públicas de todo o Brasil.
Assim, os candidatos de baixa renda contam com a oportunidade de ingressar em instituições de outros estados sem arcar com taxas e sem a necessidade de viajar. Universidades e instituições de diversos estados aderiram ao Sisu.
2. Universidades federais
Institutos e universidades federais optaram por adotar o Enem em seu processo seletivo. Muitas adotaram o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), como único critério, mas outras fazem uma combinação entre a nota do Enem e a nota do próprio vestibular.
Assim, busque ficar atento aos editais dos processos seletivos, para entender melhor os critérios de seleção específicos.
3. Sisutec
Muito semelhante ao Sisu, o Sisutec tem uma característica específica: ele é voltado para quem está concluindo ou concluiu o Ensino Médio e deseja ingressar em cursos técnicos.
4. Enem e Prouni
O Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de bolsas de estudos do Governo Federal. Voltado especialmente para estudantes de baixa renda, a medida permite que estudantes ingressem em universidades privadas com bolsas de estudos.
Existem critérios para participar do ProUni. São eles:
- É necessário fazer, no mínimo, 450 pontos na médias das notas da provas do Enem;
- Não zerar a redação do Enem;
- Ter a renda familiar per capita de até três salários mínimos;
- E contar com mais entre os seguintes requisitos:
ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública;
ter cursado todo ou parte do Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
ser portador de deficiência física, ou
ser professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a cursos de pedagogia, normal, superior ou licenciaturas (nesse caso, a renda familiar não importa).
5. Enem e Fies
Quem deseja cursar uma universidade privada, mas tem dificuldades em pagar as mensalidades conta com outra facilidade. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma espécie de empréstimo do governo para ajudar com os custos da faculdade.
De forma simplificada, o aluno conclui o curso desejado com bolsa e paga a dívida ao governo com juros baixos somente após a formatura. Quem terminou o Ensino Médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem para solicitar o Fies.
6. O Enem facilita o ingresso a instituições em Portugal
Desde 2014, algumas universidades de Portugal passaram a aceitar o resultado do Enem como processo seletivo para o ingresso às suas instituições.
Perfil de quem faz o Enem
Para realizar o Enem, é preciso estar no Ensino Médio ou ter concluído essa formação. Alguns realizam o exame enquanto cursam o segundo ano do Ensino Médio, apenas como treino.
Inscritos em situações específicas (como portadores de deficiência, pessoas com problemas de saúde, dificuldades de locomoção e detentos) recebem atendimento especializado de acordo com as regras descritas no edital do exame.
Como usar sua nota do Enem na FPB?
Sabia que você pode ingressar na FPB com sua nota do Enem e o melhor de tudo: você pode ganhar bolsa de até 100% durante todo o curso*.
Para realizar sua inscrição na FPB com sua nota do Enem, leve originais e cópias dos seguintes documentos:
– Cópia da Carteira de Identidade;
– Histórico Escolar;
– Certificado de Conclusão;
– Comprovante de participação no ENEM: cópia do boletim enviado a você pelo INEP/MEC.
Importante: para matricular-se é necessário ter nota diferente de zero em todas as provas objetivas e nota igual ou maior que 20% na redação.
*Não haverá taxa de inscrição para usar sua nota do Enem na FPB.
Taxa de inscrição da prova do Enem
A taxa de inscrição no Enem deve ser paga de acordo com o calendário divulgado. Em 2019, pagamento da taxa de inscrição foi realizado entre 6 e 23 de maio. Mas os estudantes também podem solicitar isenção da taxa do Enem, de acordo com critérios que você conhece a seguir.
Isenção da taxa do Enem
De acordo com o edital, são categorias de gratuidade:
Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
Estudantes que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Estudantes da rede privada que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.
Quem teve o pedido de isenção negado, também pode entrar com recurso, de acordo com o calendário.
Cronograma Enem 2019 Março de 2019 25 de Março - Publicação do Edital do Enem
Abril 2019 1° a 10 de abril - Solicitação de isenção da taxa de inscrição 1° a 10 de abril - Justificativa de ausência no Enem 2018 17 de abril - Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição
17 de abril - Resultado da justificativa de ausência no Enem 2018
22 a 26 de abril - Recurso relacionado à solicitação de isenção da taxa de inscrição
22 a 26 de abril - Recurso relacionado à justificativa de ausência no Enem 2018
Maio 2019 2 de maio - Resultado do recurso relacionado à solicitação de isenção da taxa de inscrição
2 de maio - Resultado do recurso relacionado à justificativa de ausência no Enem 2018
6 a 17 de maio -Inscrição Enem
6 a 23 de maio - Período para pagamento da taxa de inscrição
6 a 29 de maio - Solicitação de atendimento especializado e específico 6 a 17 de maio - Alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira
20 a 24 de maio - Solicitação de atendimento por nome social
22 de maio - Resultado da solicitação de atendimento especializado e específico
Junho 2019 3 a 7 de junho - Período de recurso relacionado ao nome social
5 de junho - Resultado do recurso relacionado ao atendimento especializado e específico
7 de junho - Resultado do recurso relacionado ao nome social
Outubro 2019 16 de outubro - Divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova
Novembro 2019 3 de novembro - Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
10 de novembro - Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
13 de novembro - Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões
Janeiro 2020 Data a confirmar - Resultados individuais
Março 2020 Data a confirmar - Resultados individuais dos treineiros
Data a confirmar - Divulgação da vista pedagógica da redação
Características da prova
A prova do Enem é interdisciplinar e essa característica é a principal diferença entre o exame e os vestibulares comuns. Assim, é preciso que o candidato compreenda conceitos de diversas disciplinas para chegar à solução ou à resposta certa das questões do exame.
O Enem é dividido em grandes áreas com questões de múltipla escolha. Cada um dos cadernos de prova conta com com 45 questões, além de um tema para a redação. É usada a seguinte estrutura na prova:
Prova I Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Prova III
Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova IV
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
São dois domingos de exame e, em 2019, as datas serão 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:
linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:
ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
duração: 5h
Como se preparar para o Enem?
Sua rotina de estudos vai variar de acordo com suas obrigações diárias e, claro, sua disposição. A seguir, listamos dicas para te ajudar a organizar seus estudos até o exame e aumentar suas chances de obter um ótimo desempenho. Vem ver!
1. Organize-se
Planejamento é fundamental: reúna informações sobre a prova, o que costuma cair nas provas com mais frequência, livros recomendados e temas das redações anteriores.
Divida seu tempo disponível e direcione seu estudo para possíveis conteúdos da prova. Vale também dar prioridade às disciplinas e áreas nas quais você se sente mais inseguro.
Não esqueça, é claro, de incluir pausas e dias de lazer no seu planejamento. Eles também são importantes para que sua mente descanse e esteja preparada para assimilar os conteúdos com mais facilidade.
2. Treine, treine e treine
Busque diferentes pontos de vista sobre diversos assuntos e estimule sua visão crítica sobre a atualidade. Separe um tempinho também para a leitura de livros, jornais e revistas, já que o exame procura sempre dialogar com assuntos relevantes do cotidiano.
Por fim, pratique a escrita. Os treinos vão facilitar na hora de interpretar os textos incluídos nas questões e vão facilitar a elaboração do texto.
3. Teste seus conhecimentos
Faça simulados e resolva questões de provas anteriores. Existem diversas plataformas disponíveis com conteúdos relevantes para a prova, dentre elas, o Youtube.
Os simulados vão permitir que você teste seu aprendizado e se dedique aos temas e disciplinas que precisam mais de sua atenção.
4. Aproveite para garantir os documentos com antecedência
Não esqueça do cartão de confirmação de inscrição. Além disso, tenha com você no dia do exame um dos seguintes documentos:
RG
Carteira de Trabalho e Previdência Social
CNH com foto
Passaporte
Cédula de Identidade de Estrangeiro
Certificado de Dispensa de Incorporação
Certificado de Reservista
Identidade Funcional
Carteira de Ordem ou Conselho de Classe
5. No dia do Enem
Não passe sufoco no dia da prova! Por isso, confira a lista de materiais, lanche e documentos para levar no dia do Enem. Aproveite para fazer uma lista desses itens com antecedência e separar o que puder. No dia, apenas confira se está tudo certo.
O que levar no dia da prova:
Caneta esferográfica preta, com tubo transparente;
Documento de identificação oficial com foto;
Garrafa de água transparente e sem rótulo;
Lanche para a prova (a partir de 2019, os lanches serão revistados);
O que não levar no dia do Enem:
Caneta diferente da mencionada acima;
Relógios;
Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins;
Armas de qualquer tipo;
Toucas, bonés, óculos escuros ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto;
Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos;
Livros, apostilas e qualquer outro conteúdo, impresso ou não.
Atenção: o telefone celular será guardado em sacola lacrada durante a prova. Caso o celular toque durante a prova, a punição é a eliminação do exame.
6. O Enem chegou!
O nervosismo antes da prova é bem natural. Por isso, diminua o ritmo de estudo nos dois dias antes do exame. Descanse e realize atividades leves e prazerosas.
No dia do Enem, confira o local de prova e chegue com antecedência. Se possível, faça o trajeto anteriormente, para evitar que se perca, por exemplo. Além disso, é preciso lembrar que os arredores dos locais de prova costumam ter engarrafamentos.
Assim, garanta um tempo de deslocamento que permita que você chegue ao local com folga e tranquilidade. Lembre-se: todo ano a lista de barrados no Enem é extensa.
Resultado do Enem
A nota oficial do Enem é calculada e disponibilizada no site oficial do Enem após alguns meses.
Nesse endereço, você poderá conferir detalhes sobre o resultado das provas e a nota da redação com comentários da banca examinadora. Acesse o portal do candidato pelo site do Enem ou por meio do aplicativo oficial na data divulgada no edital e você poderá conferir sua nota!
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte maiores informações no Aviso Externo de Privacidade