Projeto Socorrista

Projeto Socorrista

15 / Junho / 2022

Quatros estudantes do curso de Enfermagem, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e integrantes do Grupo de Atendimento de Primeiros Socorros (Gaps), conhecido também como ‘Projeto Socorrista’, realizaram  uma ação de conscientização para os funcionários do Grupo Copobras,em João Pessoa. A atividade aconteceu na tarde da última terça-feira (17) e contou com a supervisão do professor  do curso de Enfermagem e coordenador do Gaps, Emanuel Almeida.

Na ocasião, os alunos e voluntários do Gaps realizaram  aferição da pressão arterial, teste de glicemia, promoveram oficinas de primeiros socorros, onde abordaram condutas em casos de engasgo, tanto adulto como pediátrico, e parada cardiorrespiratória.

Para o professor Emanuel Almeida, esse tipo de atividade vem para engrandecer a formação acadêmica, através da prática dos conhecimentos compreendidos em sala de aula.

A ação é de extrema importância, tanto para o meio acadêmico como para a população leiga que recebe as orientações. Para o público acadêmico, a situação de poder disseminar o conhecimento, ter o contato  com o público externo e poder passar orientações de primeiros socorros, favorece e engrandece o nível de conhecimento, capacidade e segurança como profissional”, pontuou  o coordenador do Gaps.

Sobre o Gaps: Desde 2012, o projeto vem capacitando alunos do 2º ao 8º período, para que eles possam ser inseridos na comunidade. Durante os encontros, que acontecem semanalmente, fora do horário de aula, com duração semanal de 12 horas, os alunos são treinados para atender às regras simples de prevenção de acidentes mais corriqueiros, como desmaios, engasgos, pequenas fraturas, parada cardíaca, além de como acionar serviços de emergência e iniciar os primeiros socorros.

De acordo com o professor do curso de Enfermagem e coordenador do Gaps, Emanuel Almeida, atualmente, o grupo conta com a participação de 18 estudantes. A cada encontro, os alunos são treinados em contextos diferentes, atendendo manobras de socorro de adultos, idosos e crianças.  Quando o aluno passa pela fase de treinamento, aos finais de semana, em esquema de escala, vão dois alunos para a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), onde supervisionados por duas enfermeiras de plantão, egressas da faculdade e que já participaram do projeto, colocam em prática o que aprendem em sala de aula, já que o ambiente concentra grande circulação de pessoas.

O projeto é renovado a cada três meses e o aluno participante recebe uma certificação para contribuir na carga horária acadêmica, contudo, não podem ficar mais de um ano, para que os demais alunos novatos possam participar.  Dentro do Gaps existem outros subprojetos que visam atender públicos específicos, como o ‘Vovô e Vovó Socorrista” e o Gaps Kids.