Encontro de Chefs na FPB

Encontro de Chefs na FPB

12 / Agosto / 2016

O prato “Rubacão Arretado”, do chef Marcílio Cavalcante, venceu a etapa regional do Encontro de Chefs da Paraíba (Enchefs).O anúncio foi feito na manhã de ontem (12), durante o concurso, realizado na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). O evento contou com um júri técnico composto pelo chef  e embaixador da gastronomia do Rio Grande do Norte (RN), pelo prêmio Dolmã, além da culinaristas e consultora de gastronomia pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEbrae) e pelo jornalista e apresentador do quadro ‘Chef JPB’, Hildebrando Neto.O concurso também foi auditado pela jornalista gastrônoma, advogada e gestora  do site Gourmetidos, Ana Márcia Alves.

Três candidatos participaram da competição: Simone Grazielle, com o prato “Camurim Amostrado”, Ricardo Cândido, com iscas de carne de sol, purê de macaxeira, feijão verde regado com vinagrete,e o grande vencedor do Enchefs-PB. Os chefs tiveram 1h30 para preparar os pratos e 15 minutos para apresentar ao júri.

Esta foi a primeira edição do Enchefs-PB e  teve como embaixadores os chefs Adeiltom Meira e Adriana Cook. O concurso gastronômico teve como finalidade escolher um cozinheiro ou chef de cozinha, através da elaboração de um prato com ingredientes da culinária regional.

Com a vitória, Marcílio Cavalcante ganha uma das três vagas para o Enchefs Nacional, evento que reúne grandes nomes da gastronomia nacional. Além disso, ele também terá a oportunidade de concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã, representando o Estado da Paraíba. O Vencedor viajará para participar da etapa nacional, que esse ano acontece em Manaus, no Estado do Amazonas, onde serão realizados os Enchefs Brasil e o Prêmio Dólmã 2016.

Apesar de não terem sido selecionados,  os candidatos Simone Grazielle e Ricardo Cândido ainda têm chances de concorrer as outras duas vagas do concurso. Eles podem ser escolhidos pela votação na internet.

“Neste caso, iremos selecionar três participantes.O vencedor irá concorrer com mais dois chefs que serão escolhidos por indicação dos internautas, pela Comissão do Prêmio Dólmã, e pelam embaixadora/vencedora do Prêmio Dolmã de 2015.Os três indicados irão a Manaus, acompanhados dos embaixadores do seu estado onde ocorrerá o grande Evento da Premiação”, explicou Adriana Cook, que é a embaixadora/vencedora do Prêmio Dolmã de 2015.

Assim como Marcílio Cavalcante, que é ex-aluno da FPB, Adriana Cook também concluiu o curso de  pós-graduação na faculdade. Ela também é vencedora  do Prêmio Dolmã 2015.E foi indicada pelos internautas juntamente com os chefs Janete  Maia (Casa do Bacalhau), João Gonçalves Neto (Gastrônomo, chef consultor). Para a chef a gastronomia vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo.

“É um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas. O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira”, complementou.

A coordenadora do curso de Gastronomia da FPB, Ester Carvalho, por sua vez, ressaltou que o  Enchefs é uma grande oportunidade para os  profissionais que estão no mercado atuando. É uma forma de mostrarem os seus trabalhos e de se reciclarem, tendo em vista que quando se participa de um concurso é necessário que o candidato  esteja antenado a tudo que é tendência no meio da gastronomia.

“O que esperamos em um concurso é que os chefs tragam inovação, inovação na técnica de preparo e inovação  na apresentação dos pratos. Porque essas inovações muitas vezes são tendências de criatividade a serem seguidas em algumas linhas de trabalho.E, para o nosso aluno e  instituição, é muito importante que a gente tenha esse mercado  aqui dentro, compartilhando esses saberes, compartilhando essas técnicas e trazendo essas novas ideias,  e também serve como motivação para os alunos novatos e veteranos, pois ver esses chefs aqui trabalhando e  produzindo é uma forma de motivar nossos alunos e futuros profissionais da área”

Conheça o vencedor do Enchefs-PB:

Proprietário de um buffet de pequeno porte, o “Buffet Bom Demais”, Marcílio Cavalcante tem 29 anos, natural de João Pessoa  e há oito anos trabalha na área gastronômica.Ele é  graduado em gastronomia e pós-graduando em alta gastronomia.A escolha do prato, o rubacão arretado, teve influência do estilo trabalhado pelo chef,que perpassa pela culinária regional seguindo a linha da contemporaneidade.

“Fiquei muito feliz, primeiro por ter sido convocado pelos avaliadores, após análise da  minha ficha técnica, e de ter vencido o Enchefs-PB. Eu gosto muito de competição, estou sempre procurando participar de competições gastronômicas e é muito importante para mim quando ganho uma premiação. Tenho só a agradecer e aguardar a etapa em Manaus”, pontuou Marcílio Cavalcante.