Visita Técnica

Visita Técnica

A turma do sexto período do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), realizou uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água de Gramame, localizada na BR 101, Km 6 Sul, município do Conde. A visita aconteceu no dia 17 de junho e contou com a participação dos alunos   da disciplina de Hidráulica.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FPB, Rosana Mergulhão, as turmas foram recebidas  pelos responsáveis técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Onde, inicialmente, apresentaram  uma exposição da importância da Estação de Tratamento de Água (ETA) para a Grande João Pessoa.

No segundo momento, os alunos realizaram uma visita in loco às instalações da ETA, como casa do clorador, filtros de limpeza, reservatórios de acumulação, calha parshall e estações elevatórias.

O manancial que abastece cerca de 80% da população de João Pessoa é o do açude Gramame/Mamuaba. A vazão que chega à ETA é de 1,9 m³/s, mas a sua capacidade máxima é de quase 4 m³/s. Após o processo de tratamento, a água é conduzida aos reservatórios e redes de distribuição domiciliares. A Estação Tratamento de Água de Gramame é o maior do Estado da Paraíba.

“Uma coisa bem enfatizada pelo Químico Guilherme, é que, após o tratamento, a água sai em condições ótimas de potabilidade e consumo humano, mas, devido a precariedade de algumas instalações prediais dos consumidores, bem como das condições de reservação, essa água pode perder as condições aceitáveis de potabilidade”, pontuou Rosana Mergulhão.