IX Fórum Científico

IX Fórum Científico

16 / Junho / 2022

Abordando a temática “Educação, Ciência e Diversidade: Diálogos Multidisciplinares”, o IX Fórum Científico da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) vai promover mais de 150 atividades, distribuídas em palestras, minicursos e  workshops, envolvendo as seis áreas de conhecimento: Escola de Saúde e Educação, Escola de Direito, Escola de Negócios, Escola de Engenharias e Tecnologias, Escola de Hotelaria, Escola de Comunicação. O evento  vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na faculdade, das 8h às 22h. O fórum é voltado aos alunos da instituição e público em geral.

De caráter científico e acadêmico, o evento visa promover a abertura de um espaço destinado ao diálogo multidisciplinar sobre educação, ciência e diversidades, buscando fornecer implicações sobre a vida da sociedade paraibana e delinear propostas e estratégias que possam servir de subsídios para o desenvolvimento do corpo acadêmico e a sociedade paraibana.

A abertura do Fórum Científico contará com as participações da professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcia Guerra, que irá ministrar palestra intitulada “Educar para adversidade: desafios”, às 19h, no estacionamento da FPB. Outro momento especial do fórum será a palestra do  comediante paraibano Márcio Tadeu, que trará a temática motivacional  “Cultura e Humor”, às 20h, também no estacionamento da faculdade.

As palestras da mostra científica vão abordar as mais diversas temáticas que envolvem a pesquisa e à prática cotidiana. Entre os principais assuntos levados à discussão no fórum estão a diabetes gestacional, alimentação vegetariana e vegana, o uso de esteroides anabólicos, psicologia e mediação familiar, boas práticas obstétricas,a importância da excelência da coleta de sangue no diagnóstico laboratorial. Tudo isso no campo da Saúde. Já na área jurídica, os participantes poderão participar de debates acerca dos 10 anos da Lei Maria da Penha, livre iniciativa e digirismo estatal, guarda compartilhada ou posse de animais de estimação após o divórcio.

A área das Tecnologias e Engenharias também trará importantes temáticas à tona, como a discussão sobre a inovação e o empreendedorismo em TI, a linguagem de programação PHP, Linux,  gestão da fauna na Paraíba, influência do vento na construção de edifícios, riscos associados à instalação de gás natural,gerenciamentos de recursos hídricos e o processo de produção de lentes oftálmicas. No campo da educação, os assuntos abordados falarão sobre a educação para as relações étnico raciais e escolas sem partidos políticos.

Os cursos relacionados as áreas de Negócios, Gastronomia e Publicidade Propaganda também reservam aulas shows, minicursos e palestras. Toda a programação está dividida e acontecerá nos turnos manhã e noite. As temáticas das palestras e demais atividades,assim como os horários e salas onde irão ocorrer, podem ser consultadas na programação oficial do evento: Programação do IV Fórum Científico FPB 2016.2